16 de abr. de 2011

Argentina / Chile - Parte VI - Rumo ao Atacama

No dia 16 de manhã fomos rumo ao Pacífico, mais preciso para a cidade de Antofagasta, mas antes passamos na Mano Del Desierto.
Saímos do hostal bem cedo, e fomos procurar o posto de gasolina em San Pedro do Atacama, detalhe que só existe um, e fica bem escondido, também a cidade é um labirinto. Moto abastecida pegamos a Ruta 23, que nos levaria até a cidade de Calama, passando por ela não há posto de combustíveis, na Ruta, somente um 60 km depois dela, já na Rua 25, saindo desta rodovia depois de Sierra Gorda, e entramos na Ruta CH 5 - Carretera Panamericana.
Deste o Atacama até Antofagasta não há muitos atrativos neste trecho da viagem, somente longas retas, paisagem não muda, morros cheio de areia solamente, paramos tirar fotos do Geóglifos de Pintado, desenhos nas encostas dos morros, acredita-se que tenham sido feitos por civilizações pré-incas, há mais de 2000 anos.
Deste passamos a entrada principal de Antofagasta, e fomos direto para a Mano Del Desierto uma escultura cravada, as margens da Rodovia Carretera Panamericada Ruta 5 CH, que fica uns 75 km ao sul de Antofagasta. Esse ponto mais distante que chegamos. A Mano Del Dieserto é sempre um marco para os motociclista brasileiros que passam por essa ruta, todos param lá e batem foto. Claro que tirei diversas fotos, porem um pouco cansativo chegar até lá já que só de ida e volta são mais de 150 km sem nada interessante. Chegamos em Antofagasta e fomos direto para o Hotel, descansamos um pouco e fomos procurar a La Portada, outro ponto turístico de Antofagasta, saímos as margens do Oceano Pacífico, nesta cidade devido a ser portuária estava um tanto fedido, e não é bonito como o osso Atlântico. Rodamos certa de 20 km para chegar a La Portada.
É uma área de preservação ambiental, uma rocha com um furo no meio no Pacífico, próximo a beira mar. Há um mirante com restaurante um lugar muito bonito e tranquilo, mas não pode nem descer na areia o lugar é fechado devido aos animais marinhos e aves. Bem preservado para esta cidade fedida e poluída.
Ao atardecer voltamos para o centro da cidade, fizemos um city tour e pra cama, descansar pois no outro dia fomos voltar e atravessar as Cordilheiras de los Andes nuevamente.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Aqui, com e-mail no final